Re: Antecedentes das WCAG 2 - cognitive e notas de rodapé

Boa tarde Claudia e colegas,

A indicação de "questões" no lugar de "deficiências" havia sido feita
intencionalmente. Entendi que o que é entendido como deficiência para
anglófonos pode não ser entendido para nós brasileiros.

Optei por fazer essa sugestão pois alguns dos adjetivos associados a
"disabilities" na frase original estão associados a questões em que não há
consenso se são ou não consideradas como deficiências no Brasil.

*Accessibility involves a wide range of disabilities, including visual,
auditory, physical, speech, cognitive, language, learning, and neurological
disabilities.*

Tanto os transtornos globais de desenvolvimento, de aprendizagem ou
transtornos de linguagem geralmente não são considerados como deficiências,
embora haja autores que entendam desta maneira, especialmente a partir do
crescimento do modelo biopsicossocial de deficiência.

Acredito que concordemos que, na frase do original, parecem estar inseridos
esses itens quando se usa os termos "speech", "learning" e "language".

Não sei se o termo "questões" é o ideal, mas entendo que "deficiências"
pode estar tecnicamente incorreto por conta dessas discussões. Mas é bom
que discutamos esse aspecto.

--
edson rufino de souza, prof. dr.

UFES · Universidade Federal do Espírito Santo · design

LDI · coordenador · ldi.ufes.br